29 de Novembro de 2012
O futuro da natação da Secretaria de Esportes de Americana garantiu resultados positivos dentro do Campeonato Paulista de Natação de Verão da categoria Petiz. Na competição disputada no último final de semana, no Parque Aquático do Sport Club Corinthians Paulista, Americana conquistou cinco medalhas e a terceira posição por equipes.
“Os resultados demonstraram o crescimento da nossa equipe de natação. Estou muito feliz, pois vejo um futuro brilhante nesses atletas, que com certeza, representarão muito bem nossa cidade nas competições nacionais”, destacou o secretário de Esportes de Americana, Mário Antonucci.
O evento da Federação Aquática Paulista (FAP) registrou a participação de 317 nadadores de 36 entidades. Uma das principais conquistas foi com a atleta Isabel Ferreira, que venceu e bateu o recorde da competição nos 100 m peito, cravando o tempo de 1m19s19.
Na mesma prova, a americanense Isabella Pereira faturou a medalha de bronze. A nadadora conquistou também a terceira colocação na prova dos 800m livre. Americana levou mais duas medalhas de bronze nos revezamentos 4×50 m livre e 4 x 50 m medley, que contou com Isabel, Isabella e Luana Rannochia e Ana Laura Gerlach.
Os resultados individuais levaram a natação americanense ao pódio com a terceira posição geral por equipes feminino da categoria Petiz.
08 de Novembro de 2012
O nadador Thiago Pereira teve um dia diferente neste quinta-feira (8), em Guaratinguetá, no interior de São Paulo. O atleta, que representa o Corinthians, ficou com o ouro nos 100 m borboleta (51s50) no Brasileiro Sênior (Troféu Daltely Guimarães) pela manhã no Itaguará Country Club. E, para evitar agravar a lesão na coxa direita, o medalhista olímpico, orientado pela sua comissão técnica, preferiu desistir de nadar à noite. Na nova rotina dele fisioterapia e muito descanso. “Não quero me desgastar e acabar me prejudicando. Faz parte do esporte essas dores, principalmente quando voltamos de férias de um ciclo olímpico. A sexta-feira (9) será mais tranquila”, explicou o nadador, que está confirmado para o revezamento 4×100 m livre com a equipe de Parque São Jorge.
O campeonato, que é a última seletiva para o Mundial de Piscina Curta de Istambul, é dividido em dois. Pela manhã, os atletas participam do Brasileiro Sênior (Troféu Daltely Guimarães). Os oito melhores garantem vaga no Torneio Open de Natação, que é disputado à noite. “O objetivo é ajudar o Corinthians a liderar o ranking. Se tivesse revezamento ajudaria o clube nas provas”, lembrou Thiago Pereira, patrocinado por Arena e Correios.
Além do revezamento desta sexta-feira, Thiago Pereira terá três provas no sábado (10): 100m costas, 100m medley e revezamento 4x100m medley. Na quarta-feira (7), o nadador do Corinthians garantiu duas medalhas nas competições em Guaratinguetá: ouro nos 200m medley do Brasileiro Sênior (Troféu Daltely Guimarães), com o tempo de 1min55s52, e bronze no revezamento 4×50 m livre (1min28s65), no Open.
Thiago já tem quatro índices para o Mundial de Piscina Curta: 100m medley (52s25), 200m (1min52s30) medley, 400m medley (4min01s91) e 200m borboleta (1min52s56), resultados alcançados em agosto, no Troféu José Finkel.
Saiba mais sobre Thiago Pereira – O site do nadador do Corinthians está cheio de fotos, vídeos, notícias, melhores marcas, perfil e até os tweets do atleta patrocinado pela Arena e pelos Correios que podem ser acessados rapidamente em um só click.
07 de Novembro de 2012
Thiago Pereira garantiu nesta quarta-feira (7) mais duas medalhas para sua coleção. De manhã, o medalhista olímpico venceu a disputa dos 200m medley do Brasileiro Sênior (Troféu Daltely Guimarães), com o tempo de 1m55s52. A marca garantiu uma vaga na final do 8° Torneio Open de Natação, mas o nadador do Corinthians sentiu um contratura na coxa e preferiu se poupar para ajudar o clube em outra prova: o revezamento 4×50 m livre, que lhe rendeu uma medalha de bronze. A competição, que segue até sábado (10), no Itaguará Country Club de Guaratinguetá (SP), é disputada em piscina curta (25m), e também é a última oportunidade de classificação para o Mundial de Istambul (Turquia), de 12 a 16 de dezembro.
Como já tinha superado a marca exigida para o Mundial no Troféu José Finkel (1min52min30), Thiago Pereira nadou sua prova favorita mais tranquilo na manhã de quarta. Contudo, o incômodo após a disputa acendeu um sinal de alerta e o atleta de Volta Redonda decidiu não arriscar. À noite, na final dos 200m medley, Thiago Simon, também nadador do Corinthians, acabou superando o tempo marcado pelo xará (1min55s13), estabelecendo o novo recorde da competição e atingindo o índice para ir à Turquia. Recuperado da lesão e feliz pelo colega de clube, Thiago Pereira ajudou a equipe do Parque São Jorge a ficar com a medalha de bronze no revezamento 4x50m livre (1min28s65). Em primeiro lugar ficou o E.C. Pinheiros (1min27s29) e em segundo o C.R. Flamengo (1min27s82).
“Meu objetivo em Guaratinguetá não é conseguir melhores marcas e sim ajudar meu clube, o Corinthians, a ser campeão no geral. A lesão não foi grave, mas poderia ter piorado nadando os quatro estilos. Passar duas piscinas é mais tranquilo”, comentou o atleta patrocinado pela Arena e pelos Correios.
Programação no Open de Natação 2012 – Thiago Pereira nadará mais três provas individuais e dois revezamentos com o Corinthians. Na quinta-feira (8), Thiago Pereira encara os 100m borboleta e na sexta (9) será a vez do revezamento 4x100m livre. Thiago Pereira encerra sua participação no torneio no sábado (10) nadando os 100m costas, os 100m medley e o revezamento 4x100m medley.
O torneio tem o formato “dois em um”: De manhã, ocorre a disputa do Brasileiro Sênior (Troféu Daltely Guimarães) e os oito melhores de cada prova se classificam para competir na final, denominada Torneio Open de Natação, à noite. As finais do Torneio Open são disputadas a partir das 17h30, com transmissão ao vivo pelo canal Sportv.
Mundial – O atleta já está garantido em quatro provas no Mundial de Piscina Curta: 100m medley (52s25), 200m (1min52s30) medley, 400m medley (4min01s91) e 200m borboleta (1min52s56), resultados alcançados em agosto, no Troféu José Finkel.
06 de Novembro de 2012
Após ótima participação na Copa do Mundo de natação, em que, Fabíola Molina conquistou sete medalhas, sendo três pratas e quatro bronzes nas etapas de Estocolmo, Moscou e Berlim, a nadadora competirá o Open de natação que acontece em Guaratinguetá entre 7 a 10 de novembro.
Fabíola conta que a participação dela nas etapas da Copa do Mundo de natação a ajudou na preparação para este campeonato. “Fiz um ótimo circuito no Mundial, nadando em bons tempos e ganhando bastante ritmo de competição”, afirma a nadadora. “Fiquei bem satisfeita de estar na seleção Militar que participou destas etapas”.
Segundo Fabíola, a expectativa para Guaratinguetá é boa. “Eu preciso focar mais na parte explosiva e no descanso da pré-competição. Estou bem, feliz e com chances”, diz Fabíola.
Fabíola Molina nadará as provas dos 50m e 100m costas, 50m e 100m borboleta e o revezamento em todos os dias de competição. Este torneio servirá de seletiva para o 11° Mundial em piscina curta (25 metros) para Istambul, na Turquia que acontece de12 a 16 de dezembro.
05 de Novembro de 2012
As inscrições gratuitas para a primeira etapa do Torneio Polo Aprendiz foram prorrogadas para quinta-feira, 08, e é aberto às entidades filiadas e vinculadas à FAP. O evento é voltado para jovens menores de 15 anos não-federados e que tem o interesse de participar dos eventos oficiais da modalidade.
Já as entidades que se interessaram pelo projeto e não possuem qualquer vinculo com a federação, deverão preencher a ficha de cadastro e enviar os documentos necessários, clique aqui. O cadastro é gratuito.
O Primeiro Torneio Polo Aprendiz é evento piloto, que contribuirá para a construção da Liga Polo Aprendiz, pretendida para o ano de 2013 e que se estenderá por todo o ano, além de fomentar na prática da modalidade.
O campeonato será disputado em duas etapas e integrará ao curso de Introdução à Arbitragem de Polo Aquático: 10 e/ou 11 de novembro no Clube Escola Santana e 1º e 2 de dezembro, local a definir.
30 de Outubro de 2012
Maior medalhista olímpico da história, o norte-americano Michael Phelps visitou o Rio de Janeiro nesta terça-feira. O nadador, dono de 22 medalhas, se aposentou logo após os Jogos Olímpicos de Londres. No entanto, ele disse que quer voltar ao Brasil para a Olimpíada de 2016 - desta vez, porém, apenas como turista. Ao seu lado, estará sua mãe, que ficou famosa por se desesperar enquanto o filho competia nos Jogos de Atenas, Pequim e Londres.
“Espero que ela esteja mais relaxada”, brincou Phelps, assegurando também que não será "competidor" nos Jogos do Rio: “Eu estarei aqui. Não como um competidor, mas assistindo”, ressaltou, em entrevista coletiva concedida na Vila Olímpica do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio.
29 de Outubro de 2012
Competindo diante dos familiares e torcedores, os nadadores da equipe da Secretaria de Esportes de Americana não decepcionaram e conquistaram 33 medalhas no Torneio Regional de Natação. O evento da Federação Aquática Paulista (FAP) foi realizado no sábado (27), no Complexo Poliesportivo “Milton Fenley Azenha” (Centro Cívico).
Com a presença de mais de 250 atletas de 14 cidades da região, os americanenses garantiram 15 medalhas de ouro, 14 de prata e quatro de bronze, mostrando evolução a cada etapa das competições disputadas nesta temporada. As primeiras medalhas do dia vieram com João Pedro Scapolan, que faturou o ouro nos 25m livre e nos 25m costas da categoria Pré-Mirim.
O nadador Murilo Sartori foi o destaque na categoria Mirim, ficando com duas medalhas de ouro. Ainda no masculino, Matheus Salton conquistou um ouro e uma prata. No feminino, Giuliana Polido levou três medalhas (um ouro e duas pratas), Ana Beatriz Salvador faturou um ouro e uma prata, Silvia Ruiz fechou o torneio com um ouro e Marina Ranocchia ficou com a prata.
As principais conquistas de Americana foram adquiridas na categoria Petiz. Isabella Pereira garantiu três medalhas de ouro, sendo o principal nome da equipe. Mais três atletas garantiram três medalhas cada. Gabriele Robis terminou com uma de ouro e duas de pratas, Ana Laura Gerlach uma de ouro, uma de prata e uma de bronze, e Luana Ranocchia com duas de pratas e uma de bronze.
A nadadora Laura Galassi deixou a piscina conquistando duas medalhas de prata, mesma quantidade que Isabel Ferreira (um ouro e uma prata) e Larissa Juazeiro (um ouro e um bronze). Alana Magalhães terminou com uma medalha de bronze. João Vitor Mayotto foi o único atleta no masculino a garantir uma medalha na categoria Petiz, subindo ao pódio para receber a medalha de bronze.
28 de Outubro de 2012
A equipe de natação master do Clube Grêmio Náutico Gaúcho encerrou sua participação no Circuito Gaúcho Master de Natação com ótimos resultados.
Na 4ª etapa, disputada neste final de semana, na piscina do Grêmio Náutico União, os atletas Francismar Siviero, Laís Bagatini, Luciana Dresseno, Beatriz Burlamaque, Eduardo Moraes, Regis Maria Domingues, Fábio Nunes, Alberto Thunm, Galileo Machado, Raul Fioravanti, Ana Mottola e Silvio Holderbaum garantiram medalhas nas provas de 400 metros medley, 100 metros peito, 50 e 100 metros livre, 200 metros costas e 50 metros borboleta.
O circuito teve início em março na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo, em maio aconteceu em Lajeado a 2ª etapa na Univates, em agosto a 3ª etapa foi na UFRGS. Ao todo, foram 19 as equipes participantes e 300 nadadores em cada etapa.
27 de Outubro de 2012
A ex-nadadora Rebeca Gusmão, que ainda briga na Justiça para tentar provar sua inocência, prefere não embarcar no senso comum e evita condenar Lance Armstrong. Em entrevista à Record, ela falou sobre o caso do americano que abalou o mundo do esporte e deixou claro seu ressentimento com o caso de Cesar Cielo, absolvido no caso de doping que viveu em 2011.
“Mostra mais uma vez que a politicagem é muito grande. O caso do Cielo foi uma coisa estranha. Outros atletas foram punidos com suspensões maiores de até 6 meses pela mesma substância. Não que ele tenha tomado, pelo contrário. Ele tem um talento nato, acredito que ele não precise, mas o tratamento foi diferente”, disse a ex-atleta, que hoje trabalha como diretora da Secretaria do Esporte do Distrito Federal.
O caso de Cielo aconteceu em 2011, às vésperas do mundial de piscina longa em Xangai, na China. O campeão olímpico de 2008 foi pego, ao lado de Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinicius Waked, por uso de furosemida. Todos alegaram que tratou-se de uma manipulação equivocada de uma farmácia de Santa Bárbara D’Oeste. Cielo foi advertido pela CBDA, viu a Fina protestar e, julgado no TAS (Tribunal Arbitral do Esporte), foi liberado sem cumprir nenhuma punição.
O resultado foi muito questionado pelo mundo da natação. O principal motivo foi a ausência de punição a Cielo. Meses antes, a brasileira Daynara de Paula também havia sido pega por furosemida. Apesar de ter alegado a mesma coisa que o colega famoso, foi punida com três meses de suspensão.
Rebeca teve um ganho bem maior. Até 2007, no entanto, ela era um dos grandes nomes da natação do país. Dona do primeiro ouro feminino da natação brasileira em Pan-Americanos, a atleta foi pega no exame antidoping por uso de esteroides anabolizantes. Desde então, enfrentou uma série de batalhas judiciais e terminou banida do esporte.
Rebeca sempre alegou inocência. Ela acusa a comissão antidopagem brasileira de manipulação de uma das contraprovas e questiona os relatórios que fizeram o TAS (Tribunal Arbitral do Esporte, instância máximo do setor) a encerrar a carreira dela. Por tudo isso, ela prefere não condenar Lance Armstrong.
“Por ter vivenciado algo parecido e saber que muitas coisas não eram verdade, é difícil saber o que realmente aconteceu”, disse Rebeca.
26 de Outubro de 2012
Em setembro de 2009, a nadadora francesa campeã olímpica de 2004 Laure Manaudou anunciou que deixaria o esporte. Mas voltou atrás na decisão para participar dos Jogos Olímpicos de Londres. Nesta sexta-feira, 26 de outubro de 2012, porém, a decisão é definitiva.
A última competição da atleta ainda será o Campeonato Europeu de piscina curta, disputado entre os dias 22 e 25 de setembro, em Chartres, noroeste da França.
"Disputo aqui uma das minha última competições, porque vou encerrar a carreira, sem dúvidas, após o Campeonato Europeu", declarou Manadou em um artio publicado no jornal francês Le Courrier Picard.
A atleta disputará as provas dos 50 m, 100 m e 200 m costas no Campeonato Europei, antes disso, porém, ela deve se classificar para o Campeonato da França, disputado entre 15 e 18 de novembro.
25 de Outubro de 2012
23 de Outubro de 2012
A atleta Nichelly Brandão Lysy, da AESJ, conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata no Festival Sudeste Mirim e Petiz de Natação – Troféu Ivo da Silveira Lourenço, disputado de 19 a 21 outubro no Parque Julio De Lamare, no Rio de Janeiro. A competição foi promovida pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos).
Nichelly venceu as provas de 200m livre e 50m Costas e ficou em segundo lugar nos 50m Borboleta. Outra atleta da Vermelhinha na competição foi Victoria Eduarda Izidro de Moura, que não alcançou o pódio.
22 de Outubro de 2012
A nadadora terminou as etapas de Estocolmo, Moscou e Berlim com três pratas e quatro bronzes
Neste mês de outubro, aconteceram a 3ª, 4ª e 5ª etapas da Copa do Mundo de natação. A equipe militar feminina brasileira foi representada pela Sargento Fabíola Molina, que mostrou sua qualidade e dedicação nas provas em que disputou.
Na 3ª etapa, que aconteceu em Estocolmo, na Suécia, Fabíola competiu nos 50 e 100 metros costas e no revezamento 4x200m medley mistos. Nesta fase, a nadadora conquistou bronze nos 50 e 100m e a prata inédita nos 4x200m medley mistos.
“Achei ótimo os resultados da prova. Ganhar medalha nas etapas da Copa do Mundo é sempre gratificante”, afirmou Fabíola. “É um orgulho trazer essas medalhas para as Forças Armadas do Brasil. Foi emocionante participar do revezamento misto, ainda mais junto com o Diogo. Além disso, participar deste evento inédito da natação e sermos os primeiros a ganhar medalha para o Brasil nesse formato”.
Na 4ª e 5ª etapas que aconteceram em Moscou, na Rússia e Berlim, na Alemanha respectivamente, Fabíola manteve o bom nível da etapa em Estocolmo e conquistou mais quatro medalhas, sendo: prata nos 50m costas e bronze nos 100m costas em Moscou; bronze nos 50m costas e prata nos 100m costas em Berlim.
21 de Outubro de 2012
A nadadora brasileira Fabíola Molina conquistou a medalha de prata na prova dos 100 m borboleta, neste domingo, segundo dia de competição da quinta etapa da Copa do Mundo de piscina curta realizada em Berlim. Fabíola completou a distância em 58.87, ficando apenas atrás da australiana Rachel Goh (57.02). A americana Kathlyn Jones (58.91) completou o pódio.
A brasileira já tinha levado outra prata no sábado, na prova dos 50 m costas. No total, o Brasil conquistou seis medalhas em Berlim.
Henrique Barbosa também subiu duas vezes no pódio. No primeiro dia de competição, ficou em segundo lugar nos 200 m peito e neste domingo faturou o bronze nos 100 m do mesmo estilo. Já Guilherme Guido ficou com o bronze nos 50 costas, assim como a equipe do revezamento 4x50 m misto.
Um dos grandes destaques da competição foi a francesa Camille Muffat, campeã olímpica dos 400 m livre nos Jogos de Londres, que nadou apenas um centésimo acima do recorde mundial da distância em piscina curta ao cravar o tempo de 3:54.93.
Outra estrela da natação francesa, Yannick Agnel, campeão olímpico dos 200 libre, conquistou o ouro na distância em Berlim ao cravar o tempo de 1:42.10.
20 de Outubro de 2012
Rio de Janeiro - O Circuito da Copa do Mundo FINA de Natação em Piscina Curta entrou em sua última fase na Europa com a etapa de Berlim neste final de semana, 20 e 21/10. No primeiro dia de provas Henrique Barbosa e Fabíola Molina subiram ao pódio. Ele para ganhar a prata nos 200m peito e ela, o bronze nos 50m costas
19 de Outubro de 2012
A atleta olímpica Lara Teixeira é conhecida por participar das competicões aquáticas na modalidade nado sincronizado. Atleta do Clube Palmeiras do Morumby, Lara foi convidada para disputar o Campeonato Paulista de Natação, que acontece de 19 a 21 de Outubro nas piscinas do SESI Vila Leopoldina.
A atleta conta que aceitou o convite e irá encarar como um novo desafio na sua carreira. "O convite surgiu do Técnico da Natação.", Conta Lara.
Lara competirá Hoje (19) e Amanhã (20) nos 50 e 200m Livre, 50m e 100m peito, além do Revezamento 4 × 100 adulto. "Fiquei motivada à treinar esse mês para o campeonato", afirma Lara. "Acabamos de competir o Campeonato Brasileiro de nado sincronizado e encarei este novo desafio na minha carreira".
A abertura do Campeonato será hoje (19) e terá ínicio à partir das 16h45min. Após isso, as competicões começam à partir das 17 Hrs e segue até domingo (21).